vida de leitor

Atualização das leituras do Desafio Rory Gilmore

Mais um ano começando e por isso é hora de atualizar os desafios e as listas de leituras que seguimos. O desafio Rory Gilmore vem da série de TV norte-americana, Gilmore Girls, onde temos uma protagonista que é uma leitora voraz. Ao longo das sete temporadas, ela citou, leu ou fez menção a 340 livros, que foram anotados e compilados em uma lista, que recebeu o nome de desafio Rory Gilmore. Como já mencionado antes, não tenho a intenção de ler todos os títulos dessa lista, mas muitos deles me interessam. Além disso, alguns livros citados por ela não estão disponíveis no Brasil, dificultando um pouco o preenchimento da lista completa. Em 2022, li mais seis livros deste desafio, sendo cinco clássicos e um contemporâneo. Foram leituras incríveis, em sua maioria com avaliações altas, impactantes e inesquecíveis para mim. Ao todo, dos 340 livros mencionados na lista, li 53. Para acessar o arquivo, utilize o link (https://randomicidades.files.wordpress.com/2018/01/checklist-desafio-rory-gilmore-a4.pdf) Vamos aos lidos!

  • David Copperfield – Charles Dickens (Zahar, 2021): Romance de formação onde acompanhamos a história de David, um garoto órfão que precisa enfrentar as agruras da vida para conquistar o seu espaço e escapar da miséria e do destino funesto que lhe é apresentado com a morte de seu pai e o casamento de sua mãe com um homem perverso. Classicão que não pode faltar em nossas bibliotecas.
  • O processo – Franz Kafka (Companhia das Letras, 1997): Romance filosófico que conta a saga do Sr. K, um homem que foi preso sem saber o motivo de sua prisão e que precisa a qualquer preço provar sua inocência. Clássico da literatura em língua alemã que desperta muitas reflexões no leitor.
  • O retrato de Dorian Gray – Oscar Wilde (Biblioteca Azul, 2020): Romance vitoriano, com uma forte pegada gótica, conta a história do jovem Dorian, um rapaz belo, rico e vaidoso, que descobre uma forma de se manter jovem para sempre. Porém, essa sua escolha tem um preço alto. Livro incrível, cheio de temas para discussão e que se mantém atual em tempos de redes sociais.
  • O som e a fúria – Willian Faulkner (Companhia das Letras, 2017): Romance clássico do autor estadunidense, que conta a história dos Compson, uma família disfuncional, cheia de problemas e preconceitos e que procura esconder as suas mazelas atrás das quatro paredes, aparentando ser aquilo que não são. Mais um romance que aborda temas sérios como o racismo, a decadência das famílias sulistas e as consequências da polarização ideológica, formando uma alegoria dos estados do sul dos Estados Unidos. Mais um livro que não pode faltar nas nossas bibliotecas.
  • Paris é uma festa – Ernest Hemingway (Bertrand, 2013): Livro de memórias do escritor norte-americano, onde ele compartilha com o leitor a sua primeira temporada em Paris, junto aos seus amigos da chamada Geração Perdida. Livro fascinante, cheio de boas histórias e de momentos marcantes da vida de muitos escritores que moravam na França no início do século XX.
  • Rita Hayworth e a redenção de Shawshank – Stephen King (Suma, 2013): Novela do escritor norte-americano que conta a história de um homem que foi preso injustamente no início do século XX e que a partir dessa condenação baseada em discursos que beneficiaram outras pessoas, ele começa a tramar uma fuga cinematográfica da cadeia. História sensacional e inesquecível, que vale a pena ser lida antes de morrer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *